quinta-feira, 15 de abril de 2010

Trabalho de leitura com folder





Trabalho realizado com o folder informativo sobre a entrega dos
uniformes escolares nas escolas de Canoas - RS

Como professora de uma turma de 2º ano, aproveito vários portadores e tipos de materiais para trabalhar os diversos gêneros textuais. Dessa vez utilizei o folder que os alunos receberam para entregar para os pais convidando e informando sobre a entrega do uniforme.

1) Distribuí o portador e investiguei se os alunos sabiam de que assunto tratava e para que servia esse portador;

2) Observamos e descrevemos a sua diagramação: tipos e tamanhos de letras, espaços, cores, uso de ilustrações, logotipos;

3)Verificamos o gênero textual – (informativo) – e a relação com o portador “folder” – o porquê da utilização de um folder e não outro portador que os alunos conheciam;

4) Verificamos a possibilidade de hibridismo textual (mistura de tipos de textos): havia textos e listagens dos nomes das escolas;

5) Observamos o tipo de frases (curtas), o que significavam os vários numerais que apareciam, o logotipo do órgão que produziu o folder;

6) Identificamos onde estava informado o horário de entrega do uniforme e o nome de nossa escola, bem como algumas frases, palavras e letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário