segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dia Internacional do Brincar


E vocês, educadores, como irão comemorar este dia com seus alunos? Deixem seu relato aqui no meu blog!

Em minha escola, faremos no sábado, dia 29/05, uma manhã para brincar: as crianças e seus familiares serão convidados para irem até a escola para brincar, sendo que todos os tipos de brincadeiras serão estimulados. E durante essa semana realizarei uma pesquisa com meus alunos sobre brincadeiras preferidas suas, bem como de seus familiares!



PESQUISA: BRINCADEIRAS DE HOJE E DE ANTIGAMENTE


1. CONVERSE COM SEUS PAIS OU AVÓS, PEÇA AJUDA E RESPONDA AS PERGUNTAS:



DE QUE SEUS PAIS/AVÓS BRINCAVAM QUANDO ERAM CRIANÇAS?


QUAL ERA A BRINCADEIRA QUE ELES MAIS GOSTAVAM?


SEUS PAIS OU AVÓS AINDA TÊM GUARDADO ALGUM BRINQUEDO DA ÉPOCA EM QUE ERAM CRIANÇAS? SE ELES TIVEREM, PEÇA PERMISSÃO A ELES E TRAGA O BRINQUEDO PARA A ESCOLA PARA MOSTRAR E FALAR SOBRE ELE PARA OS COLEGAS.


E VOCÊ, DE QUE MAIS GOSTA DE BRINCAR?


QUAIS OS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS QUE VOCÊ BRINCA HOJE QUE NÃO EXISTIAM QUANDO SEUS PAIS E AVÓS ERAM CRIANÇAS?



Mas o porquê dessa comemoração? Algumas coisinhas que encontrei na net:

Graças à iniciativa da ITLA (International Toy Library Association), já há alguns anos o mês de maio tem sido consagrado à comemoração da brincadeira e à valorização do brincar em alguns países da Ásia, da Europa e da América do Sul, inclusive no Brasil. Na França, por exemplo, no último final de semana desse mês, as brinquedotecas têm entrada franca. Em diversos países os parques e as praças são tomados por inúmeras atividades de animação lúdica durante todo o mês e mais especialmente no dia 28 de maio.

Note-se que não se trata de dia do brinquedo, tampouco de dia da criança, mas sim da ação de brincar.

Retirado de http://www.brinquedoteca.org.br/si/site/0018014?idioma=portugues
 
 
 
Segundo o site da OMEP - Organização Mundial para a Educação Pré- Escolar - http://omepnh.blogspot.com/2008/04/dia-internacional-do-brincar_20.html , o espírito deste dia apóia-se sobre os seguintes princípios:

• A gratuidade – a participação nesta comemoração deve ser gratuita para todos.

• O brincar para todos – este dia deve permitir juntar pessoas de idades e culturas diferentes.

• O brincar sob todas as formas – este dia irá promover o brincar sob todas suas formas: brinquedos, jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre, tradicionais, jogos de vídeo e incentivará qualquer outra iniciativa relativa ao brincar (exposições, palestras, debates...).

Brincar em toda parte – por ocasião deste dia é importante favorecer a prática do brincar em espaços públicos e privados, instituições, escolas, na rua e na família.

• Reconhecer o brincar como: atividade essencial para a expressão e o desenvolvimento da criança; instrumento de aprendizagem, de transmissão dos saberes e de educação para todos; expressão cultural promovendo encontros interculturais e intergeracionais; criador de vínculos sociais e de comunicação; ocupação de lazer e fonte de prazer.

No último final de semana de maio comemora-se, em vários países do mundo, o DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR com o intuito de revalorizar a importância do brincar na vida das crianças, jovens e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário