quinta-feira, 8 de outubro de 2009


Hangar da Leitura vai “turbinar” Expoaer 2009




--------------------------------------------------------------------------------

16:20 - quinta-feira, 8 de outubro de 2009


Um espaço amplo e de muita diversidade deve caracterizar o Hangar da Leitura, ambiente que vai concentrar múltiplas atividades da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) na Expoer 2009, que ocorre em Canoas na próxima segunda-feira, 12. A adaptação de um Hangar - galpão muito grande no aeroporto onde ficam estacionadas as aeronaves – vai permitir o acesso dos canoenses aos vários projetos que a SMC desenvolve, que tem o livro como um dos elementos principais. “Queremos potencializar o livro e a leitura nos grandes eventos da cidade”, explica Luiz Antonio Inda, o Tonho, Diretor de Cidadania Cultural da SMC.


A iniciativa do Hangar da Leitura se concretiza a partir de uma parceria inédita entre a Prefeitura e a Base Aérea de Canoas “Será uma programação bem atrativa, afinal estaremos disputando o público que costuma ir à Base para ver as piruetas dos aviões”, avalia a coordenadora de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura de Canoas, Andréa Falkemberg. Conforme Andréa, a inclusão da data no calendário é mais uma tentativa de mudar o preocupante quadro em que se encontra o nosso país. “O brasileiro lê, em média, 2,4 livros por ano, contra 10 nos EUA e França, e 15 nos países nórdicos”, observa.


Entre as atrações desse evento, a Secretaria Municipal de Cultura, já prepara a organização de atividades, a partir de projetos e ações já desenvolvidos pela Prefeitura. É o caso do Sacola da Leitura - espaço de leitura contendo 500 livros, tapetes e almofadas; Sarau literário - declamações com música; Contação de Histórias e Boneco animação com os personagens de Monteiro Lobato. Além do Dia das crianças, no calendário brasileiro, o 12 de outubro passa a ser também o Dia Nacional da Leitura, marcada através da Lei 11.899/09, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT/DF).


Ronaldo M. Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário